Depois de um primeiro semestre de encher os olhos de quem gosta de futebol repleto de habilidade e técnica, Neymar se tornou, ao lado do companheiro Ganso, uma aclamação popular para ir à Copa. Não deu. Dunga o deixou fora da lista do Mundial. A convocação, no entanto, era questão de tempo e veio logo na primeira chamada de Mano Menezes. Com a carreira deslanchando, surgiu até proposta do superpoderoso Chelsea. Em decisão tomada junto com o seu pai, decidiu ficar.
Quando tudo indicava que o menino da Vila se encaminhava para ser uma grande estrela do futebol brasileiro, uma sequência de polêmicas arranhou seriamente a sua imagem. Nos últimos quatro jogos de que participou, só não causou problema contra o Botafogo.
O melhor a ser feito agora é tirar Neymar do foco"Lédio CarmonaNos demais, diante de Avaí, Ceará e Atlético-GO, o jogador virou notícia muito mais por irritar seus adversários do que pelo que fez com a bola nos pés. E passou a ser criticado por parte da imprensa, dos adversários, dos torcedores e até dos próprios companheiros de time.
Psicólogo: 'Acredito que os problemas são momentâneos'
Acostumado a trabalhar com grandes estrelas e jogadores envolvidos em polêmicas, como Adriano, Vagner Love, Petkovic e Bruno, o psicólogo do Flamengo, Paulo Ribeiro, considera que há exagero em relação às críticas. Para ele, as mudanças repentinas na vida do jogador podem ser as explicações para as últimas confusões.
- Com certeza alguma coisa diferente está acontecendo na vida desse garoto. Por exemplo, ele tem 18 anos e ficou milionário de uma hora para outra. É como se tivesse acertado na loteria. Isso muda o lado psicológico de uma pessoa. Mas me parece que tem um pai presente, que o clube está preocupado... Li que já tem um psicólogo, é sinal que constataram alguma coisa. Acredito que todos esses problemas são momentâneos, e as pessoas têm que entender que ele é um menino de 18 anos e precisa ser orientado. O Neymar tem de ser repreendido, sim, pelos erros que comete, mas necessita de orientação, entender que as coisas que faz não ficam mais só ali em Santos - analisou.
A ascensão financeira de Neymar de 2005 a 2010 foi gigantesca. De 2005, quando tinha 13 anos, a 2010, o atacante saltou dos três mil reais mensais para valores que hoje podem atingir os 500 mil (veja infográfico abaixo), uma mudança significativa para quem veio de origem humilde e agora tem tudo do bom e do melhor.
Paulo Ribeiro acredita também que a saída de Robinho e André para o exterior e a lesão de Ganso fizeram com que todas as atenções se voltassem para Neymar.
- Com a saída dos outros jogadores, a proporção das atitudes dele ficou muito maior. Quando as atenções estão divididas, não fica tão grande assim. Os holofotes agora estão todos nele, o cenário hoje é só dele. Até por isso o Neymar precisa ser orientado, e não apenas repreendido.
As pessoas que cuidam da carreira do jogador já tomaram providências. Ele tem um psicólogo para lhe ajudar a lidar com todos esses novos desafios, como revelou o pai, Neymar da Silva Santos. Tudo para que o garoto possa suportar da melhor maneira possível todas as mudanças que teve na vida.
- Alguns parecem que não querem entender. Mas o Neymar passou por uma mudança muito grande na vida dele. Não só ele, como a família. É muito peso nos ombros de um menino de 18 anos.
Olho tático sugere silêncio, humildade, trabalho e família
Cronologia
Tudo começou no dia 1º de setembro, na partida contra o Avaí. Ao ser questionado se os jogadores catarinenses intimidaram Neyma r durante o jogo, o técnico Antônio Lopes acusou o garoto de menosprezar e agredir seus comandados.
- O Neymar também empurra. Deu soco na barriga e cotovelada no Marcos, além de empurrar bastante. Ele disse que era milionário e podia tudo - disse Lopes após o jogo.
O atacante santista só foi se pronunciar sobre o episódio seis dias depois. Respeitoso com o técnico do time catarinense, negou as acusações.
- Admiro o professor Antônio Lopes, mas ele errou nesse episódio. Eu jamais falaria uma coisa dessas. Se eu quisesse ser milionário, teria ido para o Chelsea. Meus amigos continuam os mesmos, sempre fui humilde.
Na 21ª rodada, contra o Ceará, tumulto no fim do jogo. Neymar pisou no pé de João Marcos e iniciou uma discussão com o meia. O santista foi retirado de campo pelos seus companheiros para evitar mais confusão.
Durante o jogo, Neymar, como é de praxe, não economizou nos dribles. Sofreu com a marcação dura dos cearenses, que, no entanto, garantem que não ficaram irritados com as jogadas de efeito.
- O que Neymar fez faz parte do jogo. É um bom jogador, e temos de respeitar suas características, pois ficar irritado não adianta absolutamente nada - analisou o zagueiro Anderson.
Pelo Twitter, Neymar desabafou após essa partida:
- Chateado, estou cansado de tudo.
Para completar a sequência de polêmicas, sobrou até para Dorival Júnior na última quarta. O treinador do Santos ordenou que Neymar não cobrasse o pênalti que originou o quarto gol santista, convertido por Marcel, contra o Atlético-GO. O jovem santista não gostou, começou a fazer firulas em campo, irritou os próprios companheiros e bateu boca com o treinador.
A atitude de Neymar rendeu declarações fortes do comandante do rival. René Simões espera que o atacante mude suas atitudes.
- Estou extremamente decepcionado. Estou desde garoto no futebol e poucas vezes vi alguém tão mal-educado desportivamente. Sempre trabalhei com jovens e nunca vi nada assim. Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro. Estamos criando um monstro no futebol brasileiro.
Menos de 24 horas depois, o Santos anunciou que o jogador será multado. O jogador, por sua vez, parece que refletiu sobre os últimos episódios e decidiu se desculpar.
- Estou aqui para pedir desculpas a todos que gostam de futebol. O Neymar de verdade não é o Neymar de ontem. O Neymar de verdade é o da alegria, com sorriso na cara, alegre e feliz - disse.
Neymar em diferentes momentos desde que chegou ao Santos (Foto: Globoesporte.com)Antes de tudo isso, em agosto, Neymar fora julgado pelo STJD por supostamente ter ofendido o árbitro Sandro Meira Ricci, que apitou Vitória 4 x 2 Santos, no dia 15. Em determinado momento, apareceu em seu Twitter a frase “Juiz ladrão vai sair de camburão.” Entretanto, o tribunal aceitou a alegação de que o perfil do jogador na rede social foi invadido e o absolveu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário